sexta-feira, 14 de julho de 2017

Saudade de um tempo

                 "Melhor sentir saudade de uma época que                            não volta mais, do que não ter boas lembranças da vida.                   Por isso, gosto da nostalgia, pois ela me lembra dos                momentos em que fui feliz." (frase e imagem achei na internet)

Oi Gente, esta semana fui ao centro do Recife,

nas ruas afastadas do comercio, 

 nas áreas de cartórios... era ainda muito cedo 

 ruas desertas... e andando por elas me veio um filme. Boas e trabalhosas lembranças, por causa da minha profissão de despachantes. Eu abria empresas, fazia alterações, dava baixa... circulava de cartório em cartório, Com uma pasta na mão cheia de documentos de terceiros. Naquele tempo as 8:00hs as ruas eram bem movimentadas. 

E quase sempre eu ia a pé do centro de Recife ao Recife antigo. Meus pés ligeiros e apressados essa era minha rotina e foi assim até minha aposentadoria. 

Pois fazia serviços internos e externos.

Mas foi o silêncio daquele momento que me fez transportar a um passado ainda mais distante. Meus tempos escolares, quando vinha com as colegas de escola lá da rua Oliveira Lima onde estudava no colégio com o mesmo nome. Era uma escola só de meninas. Eu vinha lá da escola a pé (olhe que era longe) até a Rua do Imperador fazer pesquisas escolares no então Gabinete de Português, ou seja a biblioteca publica. Lembro que vinhamos alegres e felizes com minhas colegas de escola (uma delas foi A FATIMA LIMA, amizade que durou muitos anos. Ela até chegou a ser testemunha do meu casamento) Então iamos recitando decorado pelas ruas.

 o poema de Carlos Pena Filho (que fazia parte de um trabalho de literatura. O professor pediu para que decorar)

    CHOPP
    Na avenida Guararapes, 
    o Recife vai marchando. 
    O bairro de Santo Antonio, 
    tanto se foi transformando 
    que, agora às cinco da tarde, 
    mais se assemelha a um festim. 
    Nas mesas do Bar Savoy, 
    o refrão tem sido assim: 
    São trinta copos de chopp, 
    são trinta homens sentados, 
    trezentos desejos presos, 
    trinta mil sonhos frustrados...
     E bateu uma saudade dos tempos escolares 
           Lembrei também do meu primeiro emprego e foi aqui neste prédio de lista vermelha
              O edifício Dantas Barreto, que comecei a minha vida profissional, no 14ºandar.
     trabalhando como recepcionista de um  escritório de contabilidade.
           
           (antiga fachada do Edf. Dantas Barreto.
        Hoje está bem diferente)
       Hoje foi um dia pra recordar

  Do meu corre,corre do tempo de agitação,

   filho pequenos pra criar. 

           lembrei até dos ônibus elétricos.
        Que já não temos

              

   Quem conhece o Recife como as blogueiras 

    Anete e Liliane devem lembrar dessas imagens.

                                Meus Pedacinhos de Amor Sem Fim 
                              estiverem mais de 10 dias doentinhos
                                estão melhor agora. Graças à Deus.  
                         Mas ficaram magrinhos por que não queriam comer.
         
     Agora tudo está bem com eles.
   
Uma sintonia só. Rsrsrsrs
     
      
Meu carinho especial para vocês
    que sempre veem aqui e deixam um doce 
    e carinhoso comentário.
                     Eu amo você e Deus ainda mais.
                     Nal Pontes

18 comentários:

  1. maravilhosa postagem! Amei de coração!!

    Beijos
    Bom fim de semana

    ResponderExcluir
  2. Que lindas recordações e essa nostalgia do que foi bom e vivido é boa e nos deixa felizes, mesmo saudosas!Q Adorei! bjs praianos,chica

    ResponderExcluir
  3. Oi Nal!
    Gostei muito de ir com você nessa "viagem pelas lembranças".
    Boas lembranças.
    Que bom que os bebês já estão bem... muito lindos.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Nal!
    Recife com as suas e as minhas saudades... Tantas lembranças boas! Gosto de recordar com carinho e de estar por aí "de vez em quando"... Tanta coisa hoje é diferente, hum, mas a foto que mostra do centro colorido tá linda!...

    Que bom que os netinhos estão bem. Lindo vídeo!
    Bjs


    ResponderExcluir
  5. Oi, Nal, querida!

    É bom recordar o passado, as coisas boas, sobretudo, pke dizem k "recordar é viver.
    Seus amorezinhos estão lindos e tão risonhos. A doencinha já passou.

    Que pena não ter visto o vídeo. Se trata de Ave Maria cantada por Beyoncé.

    Beijinhos e tudo de bom.

    ResponderExcluir
  6. Recordar é viver!!

    Quero conhecer Recife,minha mãe nasceu lá.
    Semana abençoada pra você.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  7. Sabe tão bem recordar os bons momentos vividos.
    Os seus netinhos são tão lindos!!!
    Beijinhos
    Maria de
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderExcluir
  8. É assim mesmo, dizem que recordar é viver, e você reviveu-os sentiu todas as emoções novamente. Lindas crianças, que fiquem bem sempre, com este lindo sorriso, é meu desejo.
    Beijinhos, Léah

    ResponderExcluir
  9. Olá Nal
    Linda postagem, boas lembranças alegram a alma. O meu Pai trabalhou no prédio do INSS, ótimo tempo, ele agora está com Jesus. Que bom que os netos estão bem, bjs querida e um ótimo dia.

    ResponderExcluir
  10. Nal, lembro demais dessas ruas que vc cita.
    Fui funcionária pública da Secretaria da Fazenda, alí na rua do Imperador.
    E eu caminhava do cinema São Luis para a Secretaria da Fazenda.
    Era muito corre-corre.
    Mas não tinha ladrões nas ruas.
    Eu não andava com medo.

    Da poesia do Carlos Pena filhos só sabia o final: "São 30 copos de choop........".
    Acho lindo, mas é triste.
    30 mil sonhos frustrados, é de lascar.

    ResponderExcluir
  11. Que lindo Nal! Recordar é viver.
    Beijos em você e nas crianças!

    ResponderExcluir
  12. Concordo com a frase lá do começo, recordar coisas boas melhor ainda, é sinal que temos história pra contar, adorei suas recordações, tempos bons, trabalho, correria...
    Mas amei ver os netinhos lindos, graças a Deus que já estão bem.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Nal, costumo dizer que as saudades servem para recordarmos o que foi bom e ainda bem que as sentimos, é porque valeu a pena viver as situações que recordamos.
    Abraço/bom domingo.

    ResponderExcluir
  14. Boa noite Nal
    Que lindas lembranças. Como estão cada vez mais lindos os gêmeos. Com a mudança de tempo,e as viroses sempre sobra para os pequenos. Que bom que eles estão curados. Felizes dias para vocês. Abraços.

    ResponderExcluir
  15. Minha amiga passei para desejar uma boa semana.
    Beijinhos
    Maria de
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderExcluir
  16. É isso mesmo, Nal... a nostalgia sempre nos leva de volta a momentos felizes, preenchidos...
    Grata pela partilha, dessas suas memórias, que nos permitiram ficar a conhecer um pedacinho mais de você!
    Fico contente sabendo que esses dois fofudos lindos, já se encontrem bem!
    Tudo de bom! Beijinhos! Continuação de uma boa semana!
    Ana

    ResponderExcluir
  17. Que postagem maravilhosa! Parabéns para esses tesourinhos lindos. Adorei

    Bom fim de semana.

    Beijos

    ResponderExcluir
  18. @fatimasiqueira Nal, como é bom ter memórias afetivas pra recordar.Gratidao a Deus pela saúde dos seus netinho.Sdds.Bjs.Fatima Siqueira

    ResponderExcluir

Deixe sua marquinha aqui. Vou ficar muito feliz.
Você é importante prá mim. bjs